CARREGANDO...

Consórcio ou financiamento imobiliário?

  Agosto, 10 - Financiamento

Consórcio ou financiamento imobiliário?

Quando se fala em comprar um imóvel novo, a maior parte da população utiliza de algum tipo de crédito imobiliário para alcançar esse objetivo. O financiamento é um modelo muito conhecido, mas não é o único.


Um financiamento se caracteriza pelo banco captando recursos para poder emprestar aos seus clientes. 


Vantagens: liberação de financiamento é mais rápido que o processo de liberação de um consorcio.

Desvantagens: Os juros nesse sistema são sempre mais altos.

 

O consorcio nada mais é que um grupo de pessoas com um objetivo em comum, todos querem comprar um bem (imóvel ou veículo) numa mesma faixa de valor. Esse grupo de pessoas aceitam depositar mensalmente um determinado valor numa conta que será repassado para uma um dos participantes. Num dia do mês, esse grupo se reuni e sorteia a pessoa que ira ficar com o dinheiro naquele mês. Isso se repete até que todos tenham recebido a quantidade em dinheiro para poder comprar o bem desejado.


Para não virar bagunça, esse modelo de captação de dinheiro é sempre organizado por alguma empresa que dita as regras do consórcio e cobra uma taxa para administrar o grupo.


Ainda é possível, dentro de um consorcio, não depender somente da sorte para ser sorteado em uma das reuniões do grupo. Existe a opção de oferecer um “lance” para conseguir o dinheiro mais rápido.


Vantagens: taxas de administração abaixo das cobradas num financiamento.


Desvantagens: o tempo para ser contemplado.


O consorcio é uma boa opção para quem já possui uma boa parte do valor do imóvel pois pode usar esse poder como lance e conseguir o restante do dinheiro para a compra de maneira rápida e com taxas mais atrativas.


Compartilhe:          

Tags:   consorcio imobiliário, financiamento imobiliário, consorcio ou financiamento, vale a pena comprar casa por consórcio? comprar casa por consórcio ou financiamento?