CARREGANDO...

2019 é a hora de investir em imóvel?

  Outubro, 31 - Outras

2019 é a hora de investir em imóvel?

O investimento em imóvel é uma alternativa para pessoas com perfil de investimento mais conservadoras. Assim como todo investimento, existem momentos ótimos para entrar, as chamadas "janelas de oportunidade". 

Atualmente, ano de 2018 e 2019, existe uma janela de oportunidade para se entrar no investimento em imóveis. O motivo é que a taxa Selic nunca esteve tão baixa e os preços dos imóveis estão há alguns anos sem aumentos expressivos. Confira nossa análise para cada variável que consideramos importante no cenário imobiliário.


Taxa Selic baixa

A taxa Selic baixa resulta em juros de financiamento bancário mais barato. Com juros mais baratos, a renda que o comprador precisa para comprar um imóvel diminui e consequentemente um maior número de compradores poderão comprar a mesma casa. Atualmente a taxa Selic está em 6,5% a.a. e os juros de financiamento bancário partem de 8% a.a. Para a realidade brasileira os juros estão em patamares muito baixos. 


Baixa valorização dos imóveis nos últimos anos

A situação de crise financeira que o país  atravessou fez com que os preços dos terrenos e dos imóveis não tivessem uma grande variação de preço. Esta crise trouxe uma sensação nos investidores que imóveis não são bons, mas na verdade eles estavam no ciclo de baixa, que será precedido por um ciclo de alta, inevitavelmente. 


Ciclo de alta para imóveis 

O ciclo de baixa no mercado imobiliário ocorreu devido aos altos juros praticados, baixo volume de dinheiro disponível para financiamento imobiliário e o medo das famílias brasileiras em fazer dívidas a longo prazo devido as incertezas na economia do Brasil. Justifica-se a previsão de alta no mercado principalmente porque há uma demanda reprimida por novas casas no país, visto que a população está crescendo, casando, separando e a demanda por upgrade de imóveis. 

Outro ponto que cabe destaque é a retomada da melhora da economia. O PIB brasileiro terá o segundo ano de alta (2017 e 2018) e a previsão para 2019 é a continuidade do crescimento. Estes acontecimentos sinalizam que o país saiu da recessão. O crescimento ainda é pequeno, porém com a implementação das reformas que o país precisa o PIB irá crescer em patamares mais elevados.    

Há uma sinalização da nova equipe econômica que irá assumir liderada pelo economista Paulo Guedes que as reformas serão feitas no começo do mandato do presidente eleito Jair Bolsonaro.


Hora certa para investir em imóveis

Para aproveitar o máximo potencial do investimento, o correto é comprar antes que uma grande quantidade de pessoas comece a comprar, para evitar o chamado efeito manada e consequentemente aproveitar melhor as ofertas do mercado imobiliários. Na prática seria comprar na baixa e sair alta. 



Compartilhe:          

Tags:   investimento, imóveis, 2019