CARREGANDO...

Casa ou Apartamento

  Novembro, 27 - Outras

Casa ou Apartamento

Quando se pensa em investir em um imóvel para morar a dúvida que surge é: casa e apartamento, qual devo escolher?

São apresentados abaixo os critérios mais importantes, vantagens e desvantagens a serem avaliados, que cada opção de moradia oferece e que podem ajudar na escolha combinado com suas necessidades e expectativas.

 

CASA

Espaço: Uma das grandes vantagens quando se compara casa e apartamento. Nesse quesito a casa quase sempre oferece um espaço maior. Dependendo do tamanho do terreno é possível fazer alterações na casa, ganhando mais cômodos ou ampliando os que já possui.

Existe também a vantagem de se ter um quintal, sendo muito útil para diversas coisas. A casa é a melhor alternativa para quem gosta de jardinagem, quem quer espaço livre para uma área de lazer com churrasqueira, ter animais de estimação maiores, mais espaço para as crianças brincarem, ou até mesmo um espaço descoberto para pendurar as roupas.

Ainda com relação à espaço, existem apartamentos que não possuem vagas para veículos, ou se possuem se restringem a uma ou duas. Mais um ponto positivo para as casas, pois a maioria permite estacionar vários carros e/ou motos, ao contrário dos apartamentos, onde essas vagas são limitadas e fixas.

 

Privacidade: Na casa não há dúvidas de que você terá mais privacidade e liberdade. A ausência de vizinhos tão próximos permite fazer festas, deixar as crianças correrem no quintal, sem incomodar ou ser incomodado.

Em um apartamento é preciso conviver com as regras impostas pelo condomínio e participar de reuniões, não acontecendo quando se mora em casa.

 

Reformas: Outra característica importante da casa é que você tem liberdade para fazer reformas com mudanças estruturais, aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras. Desde que tenha espaço disponível, e o terreno e a planta do imóvel permitam você tem independência nas alterações.

No caso de apartamento essas mudanças são mais restritas e você terá praticamente o mesmo espaço.

 

Segurança: A inexistência de portaria ou sistemas de segurança tornam as casas mais vulneráveis. Até a sensação de liberdade se esvai, pois hoje em dia é necessário erguer altos muros para proteger a residência.

 

Manutenção: Os custos com a manutenção geral da casa são maiores e mais trabalhosos. Dentre eles estão, manutenção da tubulação de água e esgoto, reparos elétricos, limpeza da caixa d’água, manutenção do telhado, cuidados com a fachada.

 

APARTAMENTO

Segurança: Principal item para defender a opção por apartamento, se ele possui portaria monitorada, sistema de segurança e controle de acesso ao prédio, são diferenciais importantes hoje quando se preza pela segurança.

O apartamento também é uma opção mais segura para os que costumam viajar ou passam muito tempo fora de casa, por conta do trabalho.

 

Infraestrutura completa: apartamentos costumam contar com área de lazer com diversas opções que na maioria das vezes não existem nas casa, como áreas verdes, churrasqueira, playground, quadra, piscina, academia e salão de festas.

 

Espaço: Se uma das vantagens da casa é ter espaço, aqui é o inverso (na maioria dos casos eles são bem pequenos). Você não tem opção para ampliação do imóvel ou área externa própria para o jardim e pets, por exemplo.

A vantagem é a praticidade, e isso pode ser considerado um ponto alto para algumas pessoas. É muito mais fácil cuidar de um apartamento do que de uma casa, devido ao tamanho dos cômodos. E ainda não existem áreas externas para serem limpas, como lavar o quintal ou juntar as folhas da calçada.

 

Localização: geralmente as opções de apartamento na região central ou em regiões próximas aos centros comerciais são maiores. Seja por praticidade ou por status, escolher morar em um local privilegiado e com vários serviços próximos disponíveis pode ser o perfil de quem escolhe o apartamento.

 

Escada ou elevador: Outro ponto que você deve avaliar bem é se o prédio onde você pretende comprar ou alugar tem escadas ou elevador. Existem problemas dos dois lados: nos prédios com poucos andares é comum não ter elevador e você deve enfrentar as escadas, já os prédios mais altos, é preciso esperar que o elevador fique disponível.

 

Privacidade: Nos apartamentos, onde a sua parede é a mesma do vizinho, os problemas com barulho são maiores, como o abrir e fechar de portas, barulho de sapato, som alto.

Nos apartamentos existem regras com horários estipulados para respeitar silêncio. Além disso, existem condições para você usar o salão de festas, quadra, elevador, piscina e até mesmo a garagem. Não se esqueça das restrições à mudança, com dias e horários específicos para fazer a mesma, e da participação nas reuniões do condomínio.



Diante dos prós e contras de cada opção, percebe-se que existem fases da vida onde é mais cômodo morar em um ou no outro. As escolhas dependem muito da situação em que se está vivendo, tanto pessoal quanto financeira. O estilo de vida que pensa em levar e suas necessidades influenciam muito na escolha final do tipo de imóvel em que se vai morar, seja através da compra ou aluguel.

Uma alternativa que equilibra um pouco esses “dois mundos” é optar pelos condomínios horizontais, ou seja, condomínios fechados com casas. Dessa forma, soma-se o conforto e a privacidade de uma casa, à segurança, à integração com a vizinhança e às opções de lazer de um apartamento.


Compartilhe:          

Tags:   Casa, apartamento, casa em Londrina, apartamento em Londrina,