CARREGANDO...

Casa em conceito aberto

  Dezembro, 12 - Decoração

Casa em conceito aberto

Uma das grandes tendências em projetos arquitetônicos e design de interiores é a casa em conceito aberto. 

A planta é projetada para haver um número mínimo de paredes entre os ambientes de uso coletivo na casa, sendo integrado em um mesmo ambiente a cozinha, sala e espaço gourmet. Já os ambientes considerados mais privativos como banheiros, quartos, escritórios e lavanderia continuam com as paredes. 

A escolha de uma casa em conceito aberto propicia uma economia de espaço, valorização da interação entre a família e agrega maior valor ao imóvel. 

A seguir apresentamos algumas vantagens desse tipo de projeto. 


Maneiras de utilização do conceito aberto 

A adoção do conceito aberto pode ser parcial ou total. Algumas casas integram a cozinha com a sala de jantar e espaço de churrasqueira, separando a sala de estar e televisão. Outros preferem integrar toda a área da casa. A escolha de quais ambientes devem ser integrados depende muito do estilo de vida da família. 

Os ambientes em conceito aberto podem ser divididos com o uso de vidro, muito comum em divisão da churrasqueira com o resto da casa, painéis vazados e móveis sob medida. 

O conceito aberto pode parecer um grande vazio quando se visita uma casa recém construída a venda, porém com um bom trabalho de decoração é possível conseguir certa privacidade em ambientes e manter o efeito de amplitude que a casa em conceito aberto apresenta. 


Vantagens da casa em conceito aberto 

A escolha por conceito aberto favorece a claridade da casa, visto que a luz naturam consegue penetrar melhor nos ambientes da casa. 

Quando se retira paredes, a luz que naturalmente entra pelas janelas e portas da cozinha, por exemplo, pode se estender pela sala de jantar. Para melhor aproveitamento do conceito aberto, aconselha-se que os ambientes sejam amplos e com bastante aberturas (portas e janelas) para a entrada da luz natural. 


Melhor uso do espaço

Em média uma parede ocupa uma largura de vinte centímetros, pode não parecer muito mas se imaginarmos um ambiente onde se tem diversas divisórias os espaços vão ficando cada vez menores, ainda mais em imóveis novos que ja contam com áreas reduzidas. 

Ambientes divididos causam a sensação de cômodos pequenos e apertados. Em casas de conceito aberto os móveis são utilizados para separação dos ambientes o que faz com que os espaços sejam mais bem aproveitados e isso gera um efeito de ampliação do espaço. 

Casas em conceito aberto na maior parte dos casos parecem mais espaçosas quando comparadas com imóveis de área maior, porém com maior número de divisória. Portanto, ao escolher uma casa em conceito aberto, você pode optar por plantas menores. 


Melhor ventilação dos ambientes

Outro ponto positivo para casas em conceito aberto é a melhor circulação do ar entre os ambientes da casa. A melhor circulação de ar na casa favorece na retirada do calor dentro da casa, algo bastante útil para cidades com temperaturas mais elevadas. 

Em casas de conceito aberto, basta abrir algumas janelas de preferencia em paredes opostas para se criar uma circulação de ar na casa. 


Integração dos ambientes da casa

Casas em conceito aberto são ideais para se receber amigos e familiares. Você pode participar das conversas junto aos convidados e ao mesmo tempo cozinhar. Este estilo de planta faz com que os convidados sintam-se mais a vontade visto que favorece a circulação, interação de todos fazendo que todos possam aproveitar melhor o momento de lazer em um amplo e confortável espaço de convivência. Casas em estilo fechado cria uma atmosfera mais formal, sendo que os convidados são recebidos em sala de estar ou jantar com pouca possibilidade de circulação. 

Outra vantagem de casas em conceito aberto é a possibilidade de se fazer uma refeição e ao mesmo tempo poder cuidar dos filhos que estão brincando na sala de estar. 


Cuidados a levar em conta

Casas em conceito aberto são tendência que veio para ficar em virtude da demanda atual por imóveis mais compactos sem perda da funcionalidade. 

Aconselhamos que antes de escolher uma casa como essa, estude bem com engenheiro e arquitetos as soluções de projeto, visto que as casas costumam ter vãos livres e eles tem que ser muito bem dimensionados para não haver riscos. 


Procurando casas em estilo aberto? 

Entre em contato conosco e conheça nossas opções. 

43 3020-3312



Compartilhe:          

Tags:   casa, conceito aberto, decoração, estilo de vida