CARREGANDO...

Vou casar: guia para compra do primeiro imóvel

  Dezembro, 18 - Financiamento

Vou casar: guia para compra do primeiro imóvel

O financiamento de um imóvel pode pode se tornar uma grande cilada para o casal quando a compra do imóvel não é feita com planejamento. 

Portanto, o planejamento financeiro é uma etapa indispensável que deve ser feita muito antes do casamento. Uma escolha precipitada neste momento da vida pode trazer excessivo estresse sobre o casal.

Confira alguns detalhes importantes que devem ser levados em conta para que o casal consiga realizar a tão sonhada compra da casa própria. 


Estude bem o imóvel desejado 

A compra do imóvel envolve o lado emocional quanto o lado financeiro, saber ponderar os dois pode ajudar numa boa compra. 

O primeiro ponto a ser analisado é a localização. Aqui vale a pena ressaltar que a compra em bairros mais maduros os imóveis provavelmente serão menores, com preços mais elevados, ou terá que se optar por um imóvel mais antigo. Se preferir escolher por uma região mais nova na cidade, provavelmente os serviços e comércios da região não serão completos, porém os imóveis serão mais baratos e provavelmente irão se valorizar mais no longo prazo. 

O segundo ponto que se deve levar em conta é a projeção de vida. Perguntas como: Onde estarei daqui a cinco, dez anos? Pretendo continuar vivendo na mesma cidade no longo prazo? Quero ter filhos? Estas e outras perguntas a respeito do futuro devem ser consideradas na hora de financiar um imóvel. 

Outro ponto relevante a ser considerado é a comprovação da papelada legal do imóvel. Sempre que possível, peça certidões do imóvel, como que o imóvel encontra em relação as obrigações do condomínio e com o poder público. Aconselhamos, se possível, a buscar um cartorário especializado em registro de imóveis para acompanhar o processo da compra.


Você pode usar o FGTS como entrada no financiamento

O FGTS é uma poupança que todo trabalhador é obrigado a fazer. Este dinheiro é emprestado para o governo que retorna um rendimento menor que a inflação e a poupança. Portanto, aconselhamos que sempre que uma pessoa for entrar em um financiamento imobiliário utilize o FGTS como parte da entrada, desde que ela tenha trabalhado com carteira assinada há mais de 3 anos.

 

Cortar os gastos desnecessários 

Uma vantagem de se programar para a compra do imóvel é que o casal pode analisar o fluxo de despesas mensais e poder fazer corte dos gastos desnecessários. 

Economizar dinheiro não é fácil, mas quando se tem um objetivo maior a motivação ajuda no corte das despesas supérfluas. 


Aproveite o tempo a seu favor e compre imóveis na planta

Uma grande vantagem de quem vai casar e precisa comprar um imóvel é o tempo. Justamente por não ter a urgência de mudar, a compra pode ser realizada com calma, podendo ser analisado diversas opções de imóveis e a opção pela compra de imóvel na planta. 

Comprar um imóvel na planta pode gerar uma economia de até 30% em relação ao imóvel depois de pronto. O cuidado nesta etapa de compra é sempre escolher uma construtora com credibilidade no mercado e acompanhar o andamento da obra. 

Outra dica que para se proteger neste tipo de compra é a compra de casa financiada na planta pela Caixa Econômica Federal. Nesta modalidade de financiamento na compra, a construtora apresenta para o banco um fluxograma de desembolso da obra. A cada fase pronta da obra a construtora faz um pedido de vistoria da obra e o dinheiro só é liberado se o planejado foi executado corretamente. 


Esperamos que nossas dicas possam ter ajudado você a se planejar melhor para fazer uma ótima compra. 






Compartilhe:          

Tags:   casamento, compra imóvel, investimento